Novo Currículo de Escola Dominical

2 HISTÓRIA DO CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL A Escola Dominical é o espaço da igreja separado para o estudo e aprendizado da Palavra de Deus. Historicamente, no ano em que teve início na Inglaterra (1780), a Escola Dominical tinha como objetivo principal a alfabetização e evangelização de crianças carentes. Nos dias atuais, esse propósito foi ampliado e, atualmente, a Escola Dominical tem como objetivo promover o aprendizado da Palavra de Deus e, por conseguinte, o desenvol- vimento da maturidade cristã e crescimento espiritual da igreja. Neste mesmo propósito, a Assembleia de Deus exerce papel protagonista, tendo a Casa Publicadora das Assembleias de Deus como o seu maior bastião de ensino das Escrituras Sagradas a milhões de crentes no Brasil e no mundo. UM POUCO DA HISTÓRIA Em Agosto de 1911, dois meses após a fundação das Assembleias de Deus, é realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA. Havia quatro classes: homens, senhoras, meninos e meninas. Cooperavam, como professores naquela época, os irmãos Samuel Nyström, Lina Nyström, Capitolina Soares, Antonio Mendes Garcia, Manoel Maria Rodrigues, Amélia Anglada, Plácido Aristóteles, presbítero José Plácido da Costa e outros servos de Deus. As primeiras revistas para as Escolas Dominicais nas ADs começaram a ser publicadas em forma de suplemento do primeiro periódico das ADs – Jornal Boa Semente, que circulou em Belém, Pará, no início da década de 20. O suplemento era denominado Estudos Dominicais, escrito pelo missionário Samuel Nyström, pastor sueco de vasta cul- tura bíblica e secular, e com lições da Escola Dominical em forma de esboços, para três meses. Em 1930, deu-se a fusão do jornal Boa Semente com outro similar que era publicado pela igreja do Rio de Janeiro, O Som Alegre, originando o MENSAGEIRO DA PAZ. Nos seus primeiros anos a revista Lições Bíblicas era trimestral e depois passou a ser semestral. As razões disso não eram apenas os parcos recursos financeiros, mas, principalmente, a morosidade e a escassez de transporte de cargas, que naquele tempo era todo marítimo e somente costeiro. A revista levava muito tempo para alcançar os pontos distantes do país. Com a melhora dos transportes, a revista voltou a ser trimestral. Na década de 50 o avanço da CPAD foi considerável. A re- vista Lições Bíblicas passou a ter como comentaristas, homens de Deus como Eurico Bergstén, N. Lawrence Olson, João de Oliveira, José Menezes e Orlando Boyer. Seus ensinos seguros e conservadores, extraídos da Bíblia, forjaram toda uma geração de novos crentes. Disso resultou também uma grande colheita de obreiros para a seara do Mestre. Na década de 70 acentuava-se mais e mais a necessidade de novas revistas para a Escola Dominical, graduadas conforme as diver- sas faixas de idade de seus alunos. Isso acontecia, principalmente, à medida que o CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical), lançado pela CPAD em 1974, percorria o Brasil. SUMÁRIO HISTÓRIA DO CURRÍCULO DE ESCOLA DOMINICAL X O QUE É UM CURRÍCULO? X ASPECTOS INOVADORES DO NOVO CURRÍCULO CPAD 2022 X A IMPORTÂNCIA DOS VISUAIS PARA O APRENDIZADO BÍBLICO INFANTIL X CONHEÇA AS NOSSAS REVISTAS X LIÇÕES BÍBLICAS BERÇÁRIO X LIÇÕES BÍBLICAS MATERNAL X LIÇÕES BÍBLICAS JARDIM DE INFÂNCIA X LIÇÕES BÍBLICAS PRIMÁRIOS X LIÇÕES BÍBLICAS JUNIORES X LIÇÕES BÍBLICAS PRÉ-ADOLESCENTES X LIÇÕES BÍBLICAS ADOLESCENTES X LIÇÕES BÍBLICAS JUVENIS X LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS X LIÇÕES BÍBLICAS ADULTOS X LIÇÕES BÍBLICAS DISCIPULADO X LIÇÕES BÍBLICAS DISCIPULANDO X LIÇÕES BÍBLICAS CAMINHO PARA O CÉU X 02 04 06 09 11 12 15 18 21 24 27 30 33 36 39 42 44 46

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